Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7
Depois de ganhar a medalha de ouro e quebrar o recorde na corrida de 100 metros na Olimpíada de 2012, em Londres, cravando 9,63 segundos, o jamaicano Usain Bolt disse que, se ganhasse o ouro nos 200 metros, então poderia ser considerado uma lenda. Ganhou o ouro não somente nessa prova, mas também no revezamento de 4 x 100 metros. Foi aclamado como o homem mais rápido do mundo e talvez o maior velocista de todos os tempos. Atleta excepcionalmente talentoso, Bolt já havia assombrado os fãs do esporte ao ganhar três medalhas de ouro em 2008, em Pequim. Isso sem falar nos campeonatos mundiais. O interessante é que nem sempre ele inicia bem suas corridas. Há outros atletas que, às vezes, largam melhor do que ele. Porém, o "raio" jamaicano termina incrivelmente bem.
Isso mostra que no esporte, assim como na vida, o mais importante não é como você inicia, mas como termina. A medalha de ouro não é dada para quem sai primeiro, mas para quem chega na frente. O momento que define o campeão é o fim, não o começo.
Infelizmente, muita gente começa bem, mas termina mal. O doutor J. Robert Clinton, professor no Seminário Teológico Fuller, fez um estudo dos líderes mencionados na Bíblia e concluiu que poucos terminaram bem. De aproximadamente 800 líderes bíblicos, mais ou menos cem apresentam informações que possibilitam interpretar sua liderança e 50 oferecem dados que permitem avaliar seu término. Por incrível que pareça, apenas um em três terminou bem. Hoje não é diferente.
Clinton menciona seis características dos que terminam bem: (1) eles mantêm um relacionamento vibrante com Deus até o fim; (2) têm uma postura de aprendizado constante; (3) manifestam um caráter admirável; (4) aplicam a verdade à vida e veem as promessas de Deus como reais; (5) deixam um legado de contribuições para a sociedade; e (6) vivem com um senso de destino. Alguns líderes bem-sucedidos tinham três ou quatro dessas características, mas outros, como Daniel e Paulo, tinham todas as seis.
Infelizmente, há várias barreiras para se terminar bem, como o mau uso do dinheiro, abuso do poder, relacionamentos ilícitos, problemas familiares, estagnação, perda do entusiasmo e falta de perseverança. Felizmente, há coisas que aumentam a chance de se terminar bem, como ampliar a perspectiva, renovar a visão, aprender a disciplina, valorizar o aprendizado, buscar a ajuda de um mentor e confiar no poder divino.
Você é do tipo que começa bem e termina mal, ou começa mal, mas termina bem? Para receber a medalha, você precisa cruzar a linha de chegada, pois o resultado é sempre medido no fim. Não existem medalhas para quem para no meio do caminho.
* Fonte: Meditação Matinal de Ellen White – Maravilhosa Graça de Deus, 1974.
-------------------- * --------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário